terça-feira, 1 de junho de 2010

Os favoritos de Lucas Viriato

seg, 31/05/10 por simone.magno categoria Os livros de minha vida
.
.
O quadro esta semana é com o escritor carioca Lucas Viriato de Medeiros, de 26 anos, que está lançando seu terceiro livro, Contos de Mary Blaigdfield – A mulher que não queria falar sobre o Kentucky (e outras histórias) (7 Letras). Conversei com ele na semana passada e a entrevista foi ao ar no boletim TEMPO DE LETRAS da última terça-feira. Aqui, ele conta um pouco sobre suas preferências literárias.
.
TL – Qual o primeiro livro que marcou sua vida?
.
LVM – O primeiro livro que marcou a minha vida foi A limpeza de Teresa, de Sylvia Orthof, quando ainda era bem criança. Uma mulher com mania de limpeza sai limpando tudo o que vê pela frente, enchendo tudo de bolhas de sabão. A história de uma ideia que vai crescendo e crescendo sempre me instigou, desde essa época. Sem contar que o livro termina em Veneza, cidade nascida para mim na literatura, pois a descobri através desse livro. Veneza me encantou desde então; era incrível que esse lugar com seus canais ao invés de ruas realmente pudesse existir (e existe mesmo, eu fui conferir no ano passado).
.
TL – Qual o livro que mais mexeu com você?
.
LVM – Foi uma edição dupla de Libertinagem e Estrela da manhã, de Manuel Bandeira, que chegou às minhas mãos no início do primeiro grau. Foi com esse livro que descobri que poesia era uma coisa legal. O livro não chegou a me levar a escrever poesia, mas me chamou atenção para o que as palavras em “estado poético” podiam fazer. E as palavras nesse estado definitivamente fazem coisas que as palavras da linguagem “prosaica” não fazem. Foi Manuel Bandeira quem me abriu as portas da poesia.
.TL – O que você está lendo agora?
.
LVM – Agora estou lendo O imitador de vozes, de Thomas Bernhard, que ganhei como presente de aniversário de um amigo. Está sendo muito interessante, pois ainda não conhecia esse autor, nascido na Holanda, mas que viveu na Áustria e morreu em 1989. O livro, editado aqui pela Companhia das Letras, é composto de uma série de micro-fragmentos narrativos com alto grau de humor e crueldade, em que, com frases enormes, são contadas pequenas histórias, sempre impactantes. É um livro para ler aos pouquinhos, para se deixar impressionar e ficar pensando após cada fragmento.
.
http://cbn.globoradio.globo.com/colunas/tempo-de-letras/2010/05/25/LUCAS-VIRIATO-DE-MEDEIROS-LANCA-SEU-PRIMEIRO-LIVRO-DE-CONTOS.htm
.
http://colunas.cbn.globoradio.globo.com/tempodeletras/2010/05/31/os-favoritos-de-lucas-viriato-de-medeiros/
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário